Vereadores

Clique e saiba mais sobre nossos vereadores eleitos.

José Carlos dos Santos

Telefone:   (19) 3736-1700

E-mail: carlinhoscamelo@campinas.sp.leg.br

Número do Gabinete:   20

Biografia:  

José Carlos dos Santos, mais conhecido como Carlinhos Camelô, foi eleito para a Legislatura 2021-2024 com Com 4.125 votos. Casado, pai de dois filhos, microempreendedor e político, ele é natural de Cianorte e veio para Campinas aos oito anos. Aos 19, em busca de emprego, encontrou na informalidade o próprio sustento. Iniciou-se na militância no Movimento Estudantil Secundarista e depois passou a integrar o movimento sindical da categoria.

“Foram muitos anos de lutas, contribui com a infraestrutura, educação, saúde,  segurança pública, moradia, transporte, áreas de lazer, rede de água e esgoto, fiscalização nos mais diversos bairros, como por  exemplo o Jardim Rosário, Campo Florido, Vila Olímpia, CDHU San Martin, Região Central, Jardim São Pedro, Telesp e Residencial Flávia, entre outros”, diz.

Vice-presidente do Sindicato dos Empreendedores Individuais de Ponto Público Fixo e Móvel, Carlinhos é um grande defensor da categoria e lutou por 12 anos para conseguir o espaço de 18 mil metros onde será construído um do Shopping Popular para os informais.

Filipe Batista Marchesi
Telefone:   (19) 3736-1690

E-mail: filipemarchesi@campinas.sp.leg.br

Número do Gabinete:   18

Biografia:  

Nascido em Campinas, em 9 de outubro de 1991, Filipe  Batista Marchesi  se elegeu para a Legislatura 2021-2024 com 5.605 votos, emendando o segundo mandato seguido como vereador. Casado desde janeiro de 2016 e formado em administração e liderança pública pela Escola de Governo de São Paulo, Marchesi luta há mais de uma década anos por melhorias na cidade.


Filho de pastores, desde muito cedo esteve envolvido em causas sociais, principalmente na região do Aeroporto de Viracopos, onde foi criado. Apoia as associações dos bairros – entre elas a associação do Jardim Nova América.   


Após ter conquistado muitas melhorias nessas regiões, foi escolhido pelos seus representados para entrar na política. Filiou-se ao PL (que então utilizava o nome de PR)  em 2015, com o intuito de iniciar na nova carreira, e foi eleito para o mandato 2017-2020, com 3.561 votos. Em abril de 2020, saiu do PL e se filiou ao PSB. Quer continuar lutando pelas causas sociais e melhorias na Educação e na Saúde.

José Carlos Silva

Telefone:   (19) 3736-1520

E-mail: zecarlos@campinas.sp.leg.br

Número do Gabinete:   02

Biografia:  

Nascido em Oriente-SP, em 3 de março de 1955, o vereador José Carlos Silva cumprirá na Legislatura 2021-2024 o quinto mandato consecutivo, para o qual foi eleito com 4.674 votos. Ele foi eleito presidente da Câmara para o biênio 2021-2022, e pediu licença do cargo em 28 de setembro de 2022, por um período de 30 dias.

Chamado pelos amigos e conhecido no meio político apenas como Zé Carlos, exerceu muitas atividades antes de ingressar na vida pública. Em sua cidade natal, ele  trabalhou – ainda na juventude – em uma usina de açúcar. Já em Campinas, foi motorista de caminhão e bancário. Neste último emprego, ficou por 18 anos, em uma trajetória na qual começou como maloteiro e chegou ao cargo de gerente.

Como servidor público, o vereador exerceu o cargo de sub-prefeito do Distrito de Nova Aparecida entre os anos 1995 e 2000. Ele tentou uma vaga na Câmara de Vereadores em duas outras oportunidades, mas apesar da maciça votação, não foi eleito. Na primeira, em 1996, recebeu 3.769 votos e na segunda, em 2000, subiu para 7.681. Em 2004, quando foi eleito pela primeira vez, recebeu 7.323 votos, e em 2008 foi reeleito com a segunda melhor votação da cidade: 8.649 votos. Em 2012, obteve 5.440 votos e, em 2016, 5.791 votos.

Zé Carlos é autor da Lei Municipal que determina que médicos ou agentes de saúde, em caso de suspeita de violência ou maus tratos a crianças e adolescentes, denunciem ao Conselho Tutelar ou Secretaria de Saúde. Também foi dele o projeto de 2007 que visava a disciplinar as festas rave na cidade de Campinas. 

Marcelo Vital

Telefone:   (19) 3736-1560

E-mail: marcelo.farmacia@campinas.sp.leg.br

Número do Gabinete:   05

Biografia: 

Marcelo Vital, mais conhecido como “Marcelo da Farmácia”, foi eleito para a  Legislatura 2021-2024 com 3020 votos. Caçula de dez irmãos, nasceu em Bragança Paulista, em 3 de agosto de 1969, e se mudou m 1977 para Campinas. Veio em busca de oportunidade para estudar. Morou no bairro São Bernardo, com alguns irmãos que já viviam na cidade. Legislatura Começou a trabalhar cedo em uma drogaria, onde permaneceu até montar sua farmácia, negócio que lhe proporcionou muitas amizades e clientes cativos. É casado e tem três filhos.

“Eu sei bem, por experiência própria, a importância que uma boa política tem na vida das pessoas”, diz. Marcelo sofreu um acidente de moto em 2019, que mudou sua forma de enxergar a política. Ele conta que quase morreu por causa de uma sucessão de erros no hospital público onde ficou internado e sentiu na pele o que as pessoas do povo sofrem quando precisam da rede de saúde pública. Por isso, quer lutar para que o cidadão tenha um atendimento digno, correto e justo.

Perminio Monteiro da Silva
Telefone:   (19) 3736-1360

E-mail: perminiomonteiro@campinas.sp.leg.br

Número do Gabinete:   28

Biografia:  

Permínio Monteiro é morador do Jardim Nova Europa e bacharel em Direito formado pela Faculdade Metrocamp, de Campinas, em 2010. Casado, Permínio foi presidente da Sociedade de Amigos de Bairro do Jardim Nova Europa e Região, conselheiro local de Saúde do Centro de Saúde Parque da Figueira e ainda conselheiro do Orçamento Participativo de Campinas.

Na Legislatura 2021-2024, para a qual se elegeu com 4.127 votos, Permínio cumpre o segundo mandato consecutivo – para o primeiro, em 2016, foi eleito com 2.912 votos. Ligado à causa animal – já aprovou diversos projetos, entre os quais o que criou o Pracão em Campinas, e presidiu a Comissão Permanente do Meio Ambiente – ele preside na atual Legislatura a Comissão Permanente de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais.

O vereador se considera uma pessoa dinâmica e acredito que esta é uma característica imprescindível para quem deseja exercer a vereança. O parlamentar acredita que não há mais lugar no cenário político brasileiro para a chamada “velha política”. Para ele, que integrou a bancada do PV até 11 de março de 2020 e em abril ingressou no PSB, política é a busca do bem comum, pois se o coletivo estiver em foco em um projeto ou mesmo em um plano de governo, indubitavelmente o individual também se verá beneficiado.

Permínio é natural de Porto Velho, onde nasceu em 5 de janeiro de 1967.

Rubens Soares do Nascimento
Telefone:   (19) 3736-1670

E-mail: rubensgas@campinas.sp.leg.br

Número do Gabinete:   11

Biografia:  

Rubens Soares do Nascimento atua como comerciante no Jardim São Marcos, em Campinas, aonde possui uma empresa de venda de água e gás (daí o apelido pelo qual é conhecido). Eleito com 4.971 votos parava a Legislatura 2021-2024, na qual cumprirá o segundo mandato consecutivo, Rubens Gás tem como característica uma busca incansável por melhorias nos bairros, com foco principal em áreas mais carentes, como é o caso da região dos Amarais, bem como a apresentação de propostas que atendam aos anseios de toda a sociedade de Campinas.

Entre outras atividades legislativas, Rubens Gás presidiu por dois biênios consecutivos (2017/2018 e 2019/2020) a Comissão Permanente dos Idosos, Aposentados e Pensionistas, por meio da qual procurou ampliar o debate em torno das demandas dessa parte da população, como a necessidade de inclusão social e maior respeito aos direitos do Estatuto do Idoso. É também autor de projetos de interesse geral da população, tais como o que estabelece desconto de 50% no IPTU para vítimas de enchentes e o que proíbe o uso de canudinhos de plásticos em restaurantes, bares e similares, ambos ainda em tramitação.

Nascido em Três Fronteiras (SP), em 25 de dezembro de 1960, Rubens Gás chegou a Campinas aos 15 anos e a adotou como sua cidade. O parlamentar mora na Região dos Amarais, onde mantém seu estabelecimento comercial. Seu lema de vida é: “Quem não vive para servir, não serve para viver”. 

ARLINDO DUTRA DA SILVA

Nascimento: 

Estado Civil: 

E-mail: 

Biografia: 

AILTON FERNANDES SARMENTO

Nascimento: 

Estado Civil: 

E-mail: 

Biografia: 

Wanderley de Almeida

Nascimento: 29/12/1968

Estado Civil: Casado

E-mail: wanderley.almeida@psbcampinas.org.br

Biografia: Iniciou sua trajetória política em 1988 ao lado do prefeito Jacó Bittar, de forma voluntária. É filiado ao PSB, seu único partido, desde 1994. Entre 1988 e 2005 atuou na iniciativa privada, atuando em diversas campanhas publicitárias no Brasil. Entre 2005 a 2012, Wandão ocupou a assessoria parlamentar do deputado Jonas Donizette, na ALESP e na Câmara Federal. Em 2012, coordenou a campanha vitoriosa da coligação Toda Força para Campinas que elegeu Jonas prefeito. Assumiu em 2013 a Secretaria de Relações Institucionais, cargo que ocupou durante oito anos, sendo o responsável pela interface entre o executivo e o legislativo, além de dialogar com todos os movimentos sociais da cidade. Neste período, foi membro do Conselho de Administração da SANASA e da CEASA. Em 2020, foi escolhido pelo PSB para compor, como vice-prefeito, a chapa vitoriosa de Dário Saadi. A convite do prefeito-eleito, reassumiu a Secretaria de Relações Institucionais em janeiro de 2021 e, também, o Conselho de Administração da IMA – Informática dos Municípios Associados.