Ministro Márcio França fala do “Desenrola” das empresas e sinaliza ação em Campinas


Em visita a Campinas, o ministro Márcio França da pasta do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, voltou a falar sobre o programa Desenrola das empresas durante um evento na Prefeitura. Ele esteve na cidade para conhecer as demandas na área da economia e empreendedorismo, especialmente no ano em que a cidade completa 250 anos.

Durante sua visita, o ministro Márcio França comentou sobre o lançamento da versão do Programa Desenrola para empresas e microempreendedores individuais (MEI). A iniciativa deve seguir os mesmos moldes do Desenrola, que se concentra em pessoas físicas. O ministro afirmou que o programa deve beneficiar cerca de 7 milhões de MEIs com dívidas com o governo, de um universo de 15 milhões no país.

“Só Campinas tem 230 mil, mais ou menos, entre MEI e Simples com a aprovação que o Congresso nos fez, e blindando da Reforma Tributária, permitiu que abrisse uma janela de oportunidades entre os meses de março, abril, maio e junho que são os meses mais produtivos da Câmara para gente mandar para o Congresso as alterações que são necessárias. Fazendo um Desenrola para o PJs”, o ministro Márcio França.


Ele afirmou que Campinas será uma das primeiras cidades a receber ações do novo programa. “As Pessoas Jurídicas ainda não tiveram a oportunidade que as pessoas físicas tiveram. Depois vamos fazer o cadastro com cartão de identificação de cada um deles. A gente vai fazer isso fisicamente e depois um portal que vai permitir que os empresários do Brasil possam fazer empréstimos nos padrões que a gente faz na Agricultura, do Pronaf. Ou seja, 4% de juros ao ano sem Selic. A gente vai escolher algumas cidades para começar essa questão da entrega dos cartões e dessa formalização e certamente uma delas será Campinas”, afirmou.

Dívidas de MEIs e PJs

Aproximadamente 6 milhões de microempreendedores individuais, além de outras 2 milhões de pequenas empresas que recolhem impostos pelo regime de tributação do Simples Nacional, poderão se beneficiar do programa de renegociação de dívidas que está sendo preparado pelo governo.

As dívidas dessas empresas se referem tanto a passivos com bancos como atrasos no pagamento de impostos ao governo. Das microempresas e empresas de pequeno porte que, durante a pandemia, recorreram à linha de crédito emergencial do governo, entre 7% e 8% estão hoje inadimplentes em razão da elevação dos juros no período. Este é um dos públicos-alvo do novo Desenrola. “Muita gente se machucou nesses empréstimos”, comentou França.

O ministro foi recebido pelo prefeito em exercício, Wanderley de Almeida, já que o prefeito, Dário Saadi (Republicanos), está na Dinamarca até o próximo domingo (25), cumprindo uma série de agendas relacionadas à saúde e empreendedorismo, segundo a Prefeitura.

Com informações da EPTV

Foto: Gustavo Biano/Eptv Campinas

adminpsbcampinas

adminpsbcampinas

Deixe seu comentário:

PSB Campinas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Últimas Publicações

Siga-nos!

Vídeo em Destaque

Receba Nossas Atualizações

ARLINDO DUTRA DA SILVA

Nascimento: 

Estado Civil: 

E-mail: 

Biografia: 

AILTON FERNANDES SARMENTO

Nascimento: 

Estado Civil: 

E-mail: 

Biografia: 

Wanderley de Almeida

Nascimento: 29/12/1968

Estado Civil: Casado

E-mail: wanderley.almeida@psbcampinas.org.br

Biografia: Iniciou sua trajetória política em 1988 ao lado do prefeito Jacó Bittar, de forma voluntária. É filiado ao PSB, seu único partido, desde 1994. Entre 1988 e 2005 atuou na iniciativa privada, atuando em diversas campanhas publicitárias no Brasil. Entre 2005 a 2012, Wandão ocupou a assessoria parlamentar do deputado Jonas Donizette, na ALESP e na Câmara Federal. Em 2012, coordenou a campanha vitoriosa da coligação Toda Força para Campinas que elegeu Jonas prefeito. Assumiu em 2013 a Secretaria de Relações Institucionais, cargo que ocupou durante oito anos, sendo o responsável pela interface entre o executivo e o legislativo, além de dialogar com todos os movimentos sociais da cidade. Neste período, foi membro do Conselho de Administração da SANASA e da CEASA. Em 2020, foi escolhido pelo PSB para compor, como vice-prefeito, a chapa vitoriosa de Dário Saadi. A convite do prefeito-eleito, reassumiu a Secretaria de Relações Institucionais em janeiro de 2021 e, também, o Conselho de Administração da IMA – Informática dos Municípios Associados.