O Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte está cada vez mais próximo de chegar a Campinas. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas assinou o contrato de concessão do trem nesta quarta-feira, 29 de maio, ao lado do prefeito de Campinas, Dário Saadi, na Estação Cultura “Antonio da Costa Santos”, no Centro. Serão R$ 14,2 bilhões em investimentos, com investimentos públicos e do consórcio C2 mobilidade sobre trilhos.
No evento, também foi lançado o programa “São Paulo nos trilhos”, que reúne projetos estaduais de transporte de passageiros e cargas por ferrovias. Ao todo, somam investimentos estimados em R$ 194 bilhões e mais de 1 mil km de malha férrea.
O TIC Eixo Norte vai ligar a capital a Campinas por linha férrea. O trajeto, de 101 km, oferecerá um serviço expresso entre o terminal da Barra Funda, Jundiaí e Campinas, com duração de 64 minutos. O projeto vai contar com três estações e visa melhorar o transporte intercidades e a mobilidade urbana.
“Esta é uma visão de futuro. Sabemos os desafios que temos que enfrentar para o futuro. Fui para São Paulo na segunda-feira, voltei, fui ontem, voltei. Tem dia que gasto três horas na estrada. Até quando a gente vai sofrer com os congestionamentos para chegar a São Paulo? Nós tínhamos esse sonho do trem São Paulo – Campinas passando por Jundiaí, há décadas. Cidades como São Paulo, como Campinas, se não tiver o modal ferroviário, vai parar, vai ser impossível de transitar. O governador teve a capacidade de gestão, com sua equipe, de colocar esse leilão e agora assinar o contrato do Trem Intercidades”, disse o prefeito, Dário Saadi.
Também haverá o Trem Intermunicipal (TIM), entre Jundiaí e Campinas, com 44 quilômetros de extensão e 33 minutos de trajeto. O projeto também conta ainda com a linha 7-rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os investimentos vão gerar mais de 10 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, beneficiando 11 municípios e 15 milhões de pessoas.
“Hoje é dia de celebrar o legado do Trem Intercidades Campinas – São Paulo, um dos projetos mais importantes desta gestão. A gente assina o contrato e inicia um período de transição pré-operacional com o começo das obras em 2026. Em 2029 vamos ter o serviço do trem parador funcionando. E depois, em 2031, vamos ter o trem expresso com uma só parada em Jundiaí. Vamos encurtar o tempo de trajeto trazendo conforto, melhorando a mobilidade e diminuindo as emissões, com todos os benefícios que podemos ter em um projeto dessa magnitude”, afirmou o governador, Tarcísio de Freitas.
O governador lembrou que as grandes cidades do Estado nasceram às margens dos trilhos. “Há um grande esforço de retomar o transporte ferroviário, que é urgente e importante. As rodovias estão cada vez mais congestionadas, nós precisamos de uma solução sustentável e aderente ao que o mundo faz. Se vamos começar a retomada do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, isso tem que acontecer em São Paulo”, completou
Crédito: Rogério Capela
Dário Saadi destacou que projeto de mobilidade é visão de futuro do transporte intercidades
Participaram do evento, o vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida; secretários estaduais e municipais; deputados estaduais e federais; prefeitos de várias cidades; vereadores, executivos das empresas que compõem o consórcio, da China e do Brasil.
VLT
Há planos de que Campinas também tenha um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Serão implementados dois ramais. O primeiro fará a ligação metropolitana, entre Campinas, Hortolândia e Sumaré, com 22 km. Um segundo ramal, de 22,4 km, irá do centro da cidade até o aeroporto de Viracopos, com ligação direta à estação do TIC Eixo Norte. Os investimentos são avaliados em R$ 2,6 bilhões. A proposta foi qualificada no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo, em 23 de maio.
Crédito: Rogerio Capéla