Projeto obriga juiz a fundamentar rejeição de laudo da perícia

O Projeto de Lei 6105/23, em tramitação na Câmara dos Deputados, obriga os juízes a fundamentar tecnicamente os laudos periciais rejeitados, no todo ou em parte.

A fundamentação deverá ser baseada em elementos que justifiquem a discordância com as conclusões dos peritos criminais.

A proposta é do deputado Jonas Donizette (PSB-SP) e altera o Código de Processo Penal. O texto será analisado em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Transparência processual
Donizette afirma que hoje o juiz não é obrigado a explicar por que rejeitou um laudo pericial. Na avaliação dele, isso prejudica a clareza do processo.

“A obrigatoriedade de fundamentar a rejeição de laudo no processo penal tem por objetivo garantir a transparência, a imparcialidade e a segurança jurídica no processo decisório”, disse o deputado.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rodrigo Bittar

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Foto de adminpsbcampinas

adminpsbcampinas

Deixe seu comentário:

Receba Nossas Atualizações

plugins premium WordPress

Preencha com seus dados para o cadastro prévio em nosso partido, entraremos em contato para formalizar a filiação partidária.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Nome
Possui filiação partidária?
Se sua resposta for sim, conte abaixo qual partido vocês está filiado!

Wanderley de Almeida

Nascimento: 29/12/1968

Estado Civil: Casado

E-mail: wanderley.almeida@psbcampinas.org.br

Biografia: Iniciou sua trajetória política em 1988 ao lado do prefeito Jacó Bittar, de forma voluntária. É filiado ao PSB, seu único partido, desde 1994. Entre 1988 e 2005 atuou na iniciativa privada, atuando em diversas campanhas publicitárias no Brasil. Entre 2005 a 2012, Wandão ocupou a assessoria parlamentar do deputado Jonas Donizette, na ALESP e na Câmara Federal. Em 2012, coordenou a campanha vitoriosa da coligação Toda Força para Campinas que elegeu Jonas prefeito. Assumiu em 2013 a Secretaria de Relações Institucionais, cargo que ocupou durante oito anos, sendo o responsável pela interface entre o executivo e o legislativo, além de dialogar com todos os movimentos sociais da cidade. Neste período, foi membro do Conselho de Administração da SANASA e da CEASA. Em 2020, foi escolhido pelo PSB para compor, como vice-prefeito, a chapa vitoriosa de Dário Saadi. A convite do prefeito-eleito, reassumiu a Secretaria de Relações Institucionais em janeiro de 2021 e, também, o Conselho de Administração da IMA – Informática dos Municípios Associados.