Em votação inicial, vereadores aprovam inclusão de direitos e proteção animal no currículo das escolas municipais e autorização para Pracão em toda praça ou parque público da cidade

Os vereadores de Campinas aprovaram na noite desta quarta-feira (21), em votação inicial, dois Projetos de Lei em prol da causa animal de autoria do vereador Permínio Monteiro (PSB) – que preside a Comissão Permanente de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais. As duas propostas ainda devem ser analisadas em segunda votação no Plenário e, em sendo aprovadas, seguirão para sanção do prefeito para se tornarem leis municipal.

O primeiro Projeto de Lei determina a inclusão de conteúdos de Direito dos Animais e Proteção Animal nos programas curriculares das escolas públicas municipais de Campinas, norteados pelo respeito ao meio ambiente, à fauna, à flora e à biodiversidade. “A educação é uma ferramenta fundamental para que se mude um conceito que infelizmente ainda  permanece em boa parte da sociedade, de que animais são seres irracionais e, portanto, não merecem terem resguardados os seus direitos como seres vivos. É preciso fomentar já nas escolas, junto às crianças, o processo de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente as infligidas contra os animais”, diz Permínio Monteiro.

 A segunda proposta também aprovada em primeira análise nesta 5ª Reunião Ordinária altera um artigo do Estatuto de Proteção, Defesa e Controle das Populações de Animais Domésticos do Município de Campinas. A mudança autoriza o Poder Público a implantar as áreas específicas destinadas à socialização animal  – os denominados “Pracão” – em todas as praças e parques públicos da cidade.

Criado por lei anterior de autoria do próprio Permínio Monteiro, o espaço – também conhecido como Parcão, praça pet ou cachorródromo – é uma área delimitada e cercada dentro de um espaço público na qual os pets podem correr, brincar e se socializar com os outros animais de estimação.

 “O Pracão é uma realidade em Campinas e o número de bairros que demanda por estes espaços para os pets é cada vez maior, já temos vários e estamos certos que dezenas de outros cachorródromos serão feitos em Campinas nos próximos anos. O Estatuto prevê originalmente áreas reservadas em áreas e praças, mas com esta mudança estamos ampliando as possibilidades, de modo que os moradores de todos os bairros de Campinas possam demandar as praças pets em sua região, em uma praça ou parque próximo de onde moram e passeiam com seus animaizinhos”, reitera Permínio Monteiro.

Texto e foto: Câmara Municipal de Campinas

Foto de adminpsbcampinas

adminpsbcampinas

Deixe seu comentário:

Receba Nossas Atualizações

plugins premium WordPress

Preencha com seus dados para o cadastro prévio em nosso partido, entraremos em contato para formalizar a filiação partidária.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Nome
Possui filiação partidária?
Se sua resposta for sim, conte abaixo qual partido vocês está filiado!

Wanderley de Almeida

Nascimento: 29/12/1968

Estado Civil: Casado

E-mail: wanderley.almeida@psbcampinas.org.br

Biografia: Iniciou sua trajetória política em 1988 ao lado do prefeito Jacó Bittar, de forma voluntária. É filiado ao PSB, seu único partido, desde 1994. Entre 1988 e 2005 atuou na iniciativa privada, atuando em diversas campanhas publicitárias no Brasil. Entre 2005 a 2012, Wandão ocupou a assessoria parlamentar do deputado Jonas Donizette, na ALESP e na Câmara Federal. Em 2012, coordenou a campanha vitoriosa da coligação Toda Força para Campinas que elegeu Jonas prefeito. Assumiu em 2013 a Secretaria de Relações Institucionais, cargo que ocupou durante oito anos, sendo o responsável pela interface entre o executivo e o legislativo, além de dialogar com todos os movimentos sociais da cidade. Neste período, foi membro do Conselho de Administração da SANASA e da CEASA. Em 2020, foi escolhido pelo PSB para compor, como vice-prefeito, a chapa vitoriosa de Dário Saadi. A convite do prefeito-eleito, reassumiu a Secretaria de Relações Institucionais em janeiro de 2021 e, também, o Conselho de Administração da IMA – Informática dos Municípios Associados.